Alvarenga e Ranchinho – Isto… É Lá Com Santo Antônio (ND)

Alvarenga e Ranchinho

Resenha do LP Alvarenga e Ranchinho – Isto… É Lá Com Santo Antônio

O Baú de Long Playing, com muita alegria, entra no clima das festas juninas, apresentando hoje um álbum do gênero, gravado por uma das mais expressivas duplas caipiras e humorísticas que o Brasil já teve: Alvarenga e Ranchinho, que fez o Brasil inteiro rir e se divertir com suas músicas e sátiras políticas.

Este disco, que leva o título de “Isto é lá com Santo Antônio”, constitui-se numa agradável surpresa para os fãs da dupla, pois é um título raro. E é possivelmente pela raridade que não costuma ser relacionado na discografia dos “milionários do riso”. Além do quê, foi editado pela efêmera marca Guarani, vinculada à editora musical Mangione, possivelmente no início da década de 1970. Sabido é também que, por força das circunstâncias, Murilo Alvarenga cantou em dupla com outros dois “Ranchinhos” além do original, Diésis dos Anjos Gaia: Delamare de Abreu, irmão de Alvarenga por parte de mãe, e Homero de Souza Campos. Portanto, é difícil também precisar quem seria o Ranchinho deste LP.

Mistérios e incógnitas à parte, o fato é que este raro disco, vindo do acervo particular do Paulo Lúcio, traz toda a alegria, a animação e o encanto das festas juninas. E alegria é um quesito no qual Alvarenga e Ranchinho sempre foram especialistas. O repertório é formado, basicamente, de clássicos que vocês por certo já devem ter cantado e dançado nas festas juninas das escolas, quando estudantes. Foram feitos num tempo em que os compositores tinham um calendário musical a seguir: carnaval, aniversários de nascimento e casamento, festas juninas, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, Natal… Todos os anos (ou quase) apareciam músicas específicas para tais efemérides, prática que acabou sendo esquecida com o passar dos anos. Pelo menos na região Nordeste, as festas juninas ainda são um grandioso e apoteótico espetáculo.

A faixa-título, “Isto é lá com Santo Antônio”, é de Lamartine Babo, um dos mais expressivos compositores de marchinhas juninas. O disco abre com uma composição dos próprios Alvarenga e Ranchinho, “Solta o buscapé”, sendo que eles ainda assinam “Bombardão”, “Festa de São João” e “A fogueira tá queimando”. “O sanfoneiro só tocava isso”, de Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros é essa mesma música que, no momento da postagem deste disco, serve como tema de abertura da novela “Eta mundo bom”, êxito de audiência da Rede Globo de Televisão. A animação prossegue com “Feijão queimado”, sem dúvida o mais famoso arrasta-pé composto no Brasil, de autoria de Raul Torres e José Rielli, “Pedro, Antônio e João” (“Com a filha de João/ Antônio ia se casar”…), de Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago, “Barril de chope”, “Liechtensteiner polka” (ambas de origem alemã), “Dona Maroca” (esta só de Alvarenga), “Vou roubar um bife”, “Nós queremos uma valsa” (originalmente sucesso de carnaval!), “Arraial de Santo Antônio”, “Ai! Santo Antônio”, “Santo Antônio de Cathegeró”… “Manoela” (esta, de Alvarenga e Zequinha Torres), e, por fim, na última faixa, “Dança da moda”, baião da parceria Luiz Gonzaga-Zé Dantas. Lançado originalmente em 1950, é uma crônica que registra a enorme aceitação do gênero durante os festejos juninos essa época, substituindo as tradicionais polcas e rancheiras. Mas nem por isso elas foram esquecidas neste disco, e tudo isso forma um conjunto que diverte e alegra qualquer festa junina. Um raro trabalho de Alvarenga e Ranchinho, que o Baú de Long Playing orgulha-se em oferecer a vocês. Anarriê!

Texto: SAMUEL MACHADO FILHO.

Alvarenga e Ranchinho – Isto… É Lá Com Santo Antônio

Álbum: Isto… É Lá Com Santo Antônio
Ano/Gravadora: (ND) Guarani G 509
Artista(s): Alvarenga e Ranchinho
Acervo: Paulo Lucio

Fonogramas Lado 1
A01. Solta o Buscapé – (Alvarenga – Ranchinho)
A02. O Sanfoneiro Só Tocava Isso – (Haroldo Lobo – Geraldo Medeiros)
A03. Isto… É Lá Com Santo Antônio – (Lamartine Babo)
A04. Dona Maroca – (Alvarenga)
A05. Pedro, Antônio e João – Feijão Queimado – (Maurício, Pó e Uzema) (José Rielli – Raul Torres)
A06. Bombardão – (Alvarenga – Ranchinho)
A07. Nós Queremos Uma Valsa – Manoela – (Nássara – Frazão) (Alvarenga – Zequinha Torre)

Fonogramas Lado B
B01. Pot-pourri
• Arraial de Santo Antônio – (Frederico de Freitas – Júlio Dantas)
• Antônio, Pedro e João – (Benedito Lacerda – Oswaldo Santiago)
• Santo Antônio de Cathegeró – (Maurício – Uzema – Aristóteles)
• Antônio, Pedro e João – (Benedito Lacerda – Oswaldo Santiago)
B02. Ai! Santo Antônio – (Manoel Barreto – Uzema – A. Prates)
B03. Festa de São João – (Alvarenga – Ranchinho)
B04. Pot-pourri
• Barril de Chopp – (L. Brown – W. A. Timm – J. Vejvoda)
• Vou Roubar um Bife – (Mauro Pires – René Bruxeles)
• Liechtensteiner Polka – (E. Kotscher – T. Lind)
B05. A Fogueira Ta Queimando – (Alvarenga – Ranchinho)
B06. Dança da Moda – (Luiz Gonzaga – Zé Dantas)

Isto… É Lá Com Santo Antônio : Mega

Isto… É Lá Com Santo Antônio : Zip

Isto… É Lá Com Santo Antônio : File

Deixe uma resposta