LP Carmen Silva Apaixonada RCA Victor (1980)

Apaixonada

Resenha do LP Carmen Silva – Apaixonada

A “Pérola Negra” chegou! Esse é o apelido carinhoso pelo qual é conhecida carinhosamente por seus fãs a cantora Cármen Silva, de quem o Baú de Long Playing hoje apresenta, prazerosamente, seu álbum de 1980,  – Apaixonada –.

Batizada como Cármen Sebastiana Silva de Jesus, nossa “Pérola Negra” veio ao mundo no dia 22 de março de 1949, na cidade de Veríssimo, no Triângulo Mineiro. De origem humilde, foi apaixonada pela música desde criança. Trabalhou como empregada doméstica e babá, e foi na casa das patroas, ouvindo rádio, que aprendeu a cantar os hits da ocasião. Bem mais tarde, iniciou a busca pelo sucesso participando de inúmeros programas de calouros, e foi a vencedora do concurso “Um cantor por um milhão, um milhão por uma canção”, da antiga TV Record. Em 1967, grava seu primeiro disco, pela Continental, um compacto simples apresentando “Tudo isso e mais”, de Zé Di, e “Samba com iê-iê-iê”, de Jair Gonçalves. No ano seguinte passa-se para a RCA Victor e, em 1969, em seu segundo single na marca do cachorrinho Nipper, obtém seu primeiro hit maiúsculo: a balada romântica “Adeus, solidão (Picking up pebbles)”, de Johnny Curtis e Newton Miranda. Em 1971, Cármen Silva lançou seu primeiro LP, e, durante sua longa e gloriosa trajetória artística, recebeu inúmeros prêmios e troféus, como o Chico Viola e o Roquette Pinto. Alguns de seus sucessos: “Amor com amor se paga”, “Lágrimas de felicidade”, “Sapequinha”, “Fofurinha”, “O amor é um bichinho”, “Ser tua namorada”, “Fotografia”, “Espinho na cama”, “Vanerão rasgado” e tantos outros que a faziam presença cativa em programas de auditório como os de Sílvio Santos, Raul Gil, Chacrinha e Barros de Alencar, além de ser bastante executada em rádios AM de perfil popular. Sua discografia tem mais de 20 álbuns, entre LPs e CDs, e vários compactos. Atualmente, nossa “Pérola Negra” é cantora de música gospel, e faz parte do cast da Graça Music, gravadora que pertence ao missionário R. R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Este “Apaixonada” é, cronologicamente, o sétimo LP-solo de Cármen, e apresenta um repertório dentro da linha romântica que a consagrou. Aqui, ela regrava “Avião das nove”, ”Manhã sem aurora”, “Sorriso mudo” (então sucessos com artistas sertanejos), “Tango triste” (hit de Haroldo José em 1960) e “Serenata” (até hoje um dos carros-chefes de Amado Batista). O cantor Nélson Ned assina as faixas “A canção que eu dedico a você” e “Lar doce lar”. Osmar Navarro, autor e intérprete do clássico “Quem é?” (“que lhe cobre de beijos”…), marca presença aqui com “Se o povo rezasse”, parceria com Arthur Moreira. Pepe Ávila, argentino radicado no Brasil, assina a faixa “Vamos juntos”. Tudo isso, mais “Velha saudade” (Túlio Pereira) e a versão “Tu me deste amor, tu me deste fé (Tu me diste amor, tu me diste fe)” compõe um trabalho primoroso e de conteúdo bastante identificado com a sensibilidade popular, aliado à excelente voz da “Pérola Negra”, Cármen Silva. Ouçamos…

Texto: SAMUEL MACHADO FILHO.

Carmen Silva – Apaixonada

Álbum: Apaixonada
Ano/Gravadora: (1980) RCA Victor 103.0357
Artista do Álbum: Carmem Silva
Acervo: Evangelista
Editado por : Paulo Lucio
Formato: Vinil – 160 kbps

Fonogramas Lado A
A01. Avião Das Nove – (Praense – Ado)
A02. Tango Triste – (Osvaldo De Souza – Haroldo José)
A03. Se o Povo Rezasse – (Osmar Navarro – Arthur Moreira)
A04. Serenata – (Amado Batista – José Fernandes Santos)
A05. Venha Saudade – (Tulio Pereira)
A06. Manhã Sem Aurora – (Carlos Cezar – José Fortuna)

Fonogramas Lado B
B01. A Canção Que Eu Dedico a Você – (Nelson Ned)
B02. Vamos Juntos – (Pepe Ávila)
B03. Lar Docê Lar – (Nelson Ned)
B04. Dói Coração – (Balthazar Da Silva – Jardel)
B05. Sorriso Mudo – (Balthazar Da Silva – Jardel)
B06. Tu Me Deste Amor Tu me Deste Fé – (E Franco – Marmy – Florencio Peixoto)

Carmen Silva Apaixonada : Mega

Carmen Silva Apaixonada : Zip

Carmen Silva Apaixonada : File

1 Comentário

  • gustavo disse:

    UMA SUGESTÃO de LP:

    MILIONÁRIO E JOSÉ RICO (1991) VOL. 20 VONTADE DIVIDIDA

    Nessa época, foi ocorrida a separação no dia 07/09/1991, o último show foi em IPUÃ – SP

Deixe uma resposta