Baú – Jon And Vangelis – Private Collection

Bau

Resenha do Long Playing

O Baú de Long Playing traz hoje um título na linha do chamado rock progressivo, reunindo dois grandes astros: o britânico Jon Anderson e o grego Vangelis.
Nascido em Vólos, Tessália, em 29 de março de 1943, o compositor e tecladista Evángelos Odysséas Papathanassiu, aliás Vangelis, ao mudar-se para Paris, em 1968, fundou a banda de rock progressivo Aphrodites Child, que tinha como vocalista seu conterrâneo Demis Roussos, e fez sucesso com músicas até hoje lembradas: “Rain and tears”, “Marie Jolie”, “It’s five o’clock” etc. O grupo se desfez em 1972. Um ano mais tarde, Vangelis iniciou a carreira-solo compondo temas para dois filmes do cineasta francês Frederic Rossif. Seu primeiro álbum-solo, “Earth”, veio em 1974. Nessa ocasião, ao participar de ensaios com o grupo Yes, tornou-se amigo justamente de Jon Anderson.
Mais tarde, Vangelis mudou-se para Londres, onde montou seu próprio estúdio, o Nemo, e começou a gravar uma respeitável série de álbuns de música eletrônica. Faixas do disco “Heaven and hell”, de 1975, foram usadas na trilha sonora da série de TV “Cosmos”, apresentada pelo astrônomo Carl Sagan. Vangelis fez trilhas sonoras para vários filmes, como, por exemplo “Carruagens de fogo” (com a qual ganhou o Oscar da categoria, em 1982), “Blade Runner” e “1492 – A conquista do paraíso”, além de alguns documentários de Jacques Cousteau. Teve muitas de suas composições utilizadas como fundo musical em programas da televisão brasileira, sobretudo do SBT: “Nações unidas”, “Troféu Imprensa”, “Domingo legal”… e até mesmo no “Xou da Xuxa”, na Globo. Em 1992, na França, foi condecorado com a Ordem Chevalier de Artes e Letras.
Já o britânico Jon Anderson nasceu em Accrington, Lancashire, em 25 de outubro de 1944, e ficou conhecido como vocalista do Yes, que fundou em 1968 juntamente com o baixista Chris Squire, e do qual saiu e voltou algumas vezes. Tem também uma extensa carreira-solo, com vários discos gravados, e colaborações com músicos diversos, como o também britânico Mike Oldfield, o grupo King Crimson e o brasileiro Mílton Nascimento. Após passar por graves problemas de saúde, causados por uma crise de asma, em 2009, voltou à ativa, apresentando-se solo ou em colaboração com outros músicos, entre eles o tecladista Rick Wakeman, seu ex-companheiro de Yes.
Foi em 1974, durante as audições para o álbum “Relayer”, do Yes, que Jon Anderson conheceu Vangelis, compartilhando gostos e abordagens musicais semelhantes. A dupla gravou três álbuns em quatro anos (1980 a 1983), e mais dois entre 1991 e 1994.
Este “Private collection”, que o Baú de Long Playing nos apresenta hoje, é o terceiro álbum da dupla Vangelis-Jon Anderson, editado em julho de 1983 com o selo Polydor. Além de Vangelis na produção e nos teclados, e Anderson nos vocais, conta com a participação do saxofonista Dick Morrisey. A dupla assina todas as faixas do disco, seis apenas, uma vez que “Horizon” é a que tem mais tempo de duração: vinte e dois minutos e cinquenta e três segundos! Que me lembre, a que mais tocou nas rádios brasileiras foi “Deborah”, ainda hoje relembrada. “He’s sailing” saiu antes em compacto simples, numa versão editada, tendo no verso “Polonaise”, que teve como mote os problemas políticos e sociais então enfrentados pela Polônia, principalmente com a decretação da Lei Marcial, e foi dedicada ao povo daquele país. Enfim, um trabalho de qualidade incontestável, reunindo dois grandes nomes que fizeram (e ainda fazem) história no cenário músico-artístico mundial. Para ouvir , relaxar e descansar dos problemas do dia-a-dia…

Texto: SAMUEL MACHADO FILHO

Baú Long Playing – Jon And Vangelis – Private Collection

Álbum: Private Collection
Ano/Gravadora: (1983) Polydor 813 174-1 5
Artista(s) Participantes: Jon And Vangelis
Artista(s) do Álbum: Jon And Vangelis
Acervo: Barbosa
Formato: Vinil, 320 kpbs

Fonogramas Lado 1
A01. Italian Song – (Jon Anderson e Vangelis)
A02. And When The Night Comes – (Jon Anderson e Vangelis)
A03. Deborah – (Jon Anderson e Vangelis)
A04. Polonaise – (Jon Anderson e Vangelis)
A05. He Is Sailing – (Jon Anderson e Vangelis)

Fonogramas Lado 2
B01. Horizon – (Jon Anderson e Vangelis)

Baú – Private Collection : Zip

Baú – Private Collection : Mega

Baú  – Private Collection : File

Deixe uma resposta