Easy Listening – Piano à Meia Luz – Bob Long (1982)

Easy Listening

Resenha do Long Playing – Easy Listening – Piano à Meia Luz

O Easy Listening, ou seja, a música instrumental e/ou orquestrada, sempre teve seus adeptos tanto no Brasil quanto no mundo. Quem mora na Grande São Paulo, por exemplo, lembra-se de uma rádio FM cuja programação era baseada nesse gênero, a Grande ABC, que depois mudou de nome para Scala. Grandes orquestras, solistas e até grupos de choro tinham seu lugar na emissora, significativa opção de qualidade para quem não queria ouvir a chamada “pancadaria sonora”. O FM no Brasil começou justamente assim, oferecendo apenas música ambiente, e era prestigiado especialmente por dentistas, que viam no Easy Listening -, e não sem motivo, o fundo musical que mais se adequava a seus consultórios.

Com o passar dos anos, as rádios FM baseadas em Easy Listening   foram desaparecendo no Brasil, e seus prefixos acabaram vendidos ou arrendados principalmente para igrejas evangélicas. Mas quem aprecia o Easy Listening –  ainda pode contar com canais de áudio fornecidos pela TV por assinatura… e, claro, com o nosso Baú de Long Playing. Hoje, por exemplo, oferecemos um álbum do pianista norte-americano Bob Long, “Piano à meia luz”, de 1982, originalmente da Bendig Records, e lançado no Brasil pela Fermata, empresa que há muito deixou o mercado fonográfico, mas continua atuando no campo de edição musical, e é detentora de um vasto catálogo de obras nacionais e internacionais.

Embora não seja lá muito conhecido no Brasil, Bob Long é muito popular em seu país de origem, os EUA, e é tido como “o pianista número 1 da América”, posto esse que já foi de Roger Williams, nos anos 1950/60. Californiano de Santa Barbara, Bob profissionalizou-se aos 16 anos, e seu virtuosismo brilhante e inventivo rendeu-lhe fama nacional, quando venceu o Concurso de Piano Scott Joplin. Um de seus grandes momentos como artista foi a apresentação que fez em 1988, ao lado de Chubby Checker, em San Diego, no intervalo do Super Bowl, jogo que decide o campeão de futebol americano da temporada. Seu currículo inclui apresentações e concertos nas principais cidades dos EUA e também na Europa, além de seminários e palestras sobre a história do piano jazzístico. A exemplo de artistas brasileiros como Roberto Carlos e o grupo Roupa Nova, Bob Long passou a apresentar-se, desde 1998, em cruzeiros marítimos, emocionando o público com seu show “Uma noite de piano, música e risos”. E, quando não está no mar, divide suas apresentações entre Las Vegas e sua Santa Barbara natal.

Com este “Piano à meia luz”, o Baú de Long Playing oferece um pouco da arte e do virtuosismo de Bob Long. Aqui, um repertório de nível e muito bem escolhido, com peças de sucesso mundial, tais como “Song for guy”, de Elton John, “If you leave me now”, do grupo Chicago, “How deep is your love”, dos Bee Gees, “I write the songs” e “Mandy”, ambas popularizadas pelo cantor Barry Manilow, “Yesterday”, dos Beatles (por sinal a música do quarteto britânico que mais gravações possui em todo o mundo), “Ballade pour Adeline”, êxito de outro pianista, o francês Richard Claydermann, “My way”, popularizada por Paul Anka e Frank Sinatra, mas que é também de origem francesa (“Comme l’habitude”), e até mesmo “Feelings”, do brasileiro Morris Albert, cuja repercussão mundial nem ele mesmo esperava, certamente. Enfim, um cardápio de primeira, sob medida para sua audição e deleite. Bom divertimento…

Texto: SAMUEL MACHADO FILHO.

Easy Listening – Piano à Meia Luz – Bob Long

Álbum: Piano à Meia Luz
Ano/Gravadora:(1982) FERMATA FIF 28.002
Artista(s): Bob Long
Acervo: Eliane
Formato: Vinil – 320 kbps

Selo Lado A
A01. The Most Beautiful Girl – (Sherril/Bourke)
A02. If You Leave Me Now – (L. Willians)
A03. Song for Guy – 9Elton John/J. Taupin)
A04. Yesterday – (Lennon/MacCartney)
A05. Mandy – (S. English/R. Kerr)
A06. Angelique – (E. Mergency/M. Hilver)

Selo Lado B
B01. My Way – (Anka/Revaux/François)
B02. Feelings – (M. Albert)
B03. Ballade Pour Adeline – (P. de Senneville/O. Toussaint)
B04. I Write The Songs – (B. Johnston)
B05. Send In The Clowns – (S. Sondhein)
B06. How Deep Is Your Love – (B. R. M. Gibb)

Easy – Mega

Listening – Zip

À Meia Luz – File

1 Comentário

  • Sergio Araújo Gomes disse:

    Excelente disco! Não conhecia esse pianista. Obrigado por compartilhar o material e as informações!

Deixe uma resposta