Jean Michel Jarre – Images (The Best Of…) (1991)

Jean Michel Jarre

Resenha do LP

Images – The Best Of Jean Michel Jarre.

Filho do aclamado compositor de trilhas sonoras Maurice Jarre, que fez, entre outras, as dos filmes “Lawrence da Arábia” e “Doutor Jivago”, o tecladista Jean Michel André Jarre é um pioneiro da música pop eletrônica e da chamada “new age music”, a música da nova era. Até 2004, vendeu aproximadamente 80 milhões de discos, e foi o primeiro músico ocidental autorizado a se apresentar na China. É um verdadeiro “quebra recordes” de público em espetáculos ao ar livre, que incluem efeitos pirotécnicos e de raios laser, conjugando as imagens projetadas com a arquitetura dos locais dos shows, aos quais se juntam os efeitos surround das músicas.

Jean Michel Jarre veio ao mundo na cidade francesa de Lyon, no dia 24 de agosto de 1948. Lançou seu primeiro disco, um compacto simples, em 1970, com duas músicas bastante experimentais, “La cage” e “Erosmachine”. Muitos afirmam que Jarre gravou o disco às escondidas, durante a noite, e usou tudo que estava à mão para criar efeitos, inclusive uma máquina de escrever. A tiragem do single foi limitada, de 500 cópias, das quais foram vendidas 117, e as demais destruídas. Portanto, esse disco hoje é uma raridade, da qual apenas 70 cópias estão disponíveis no mercado, a preço bastante elevado.

Em 1976, Jean Michel Jarre lança seu primeiro álbum totalmente instrumental e sintetizado (e terceiro de carreira), “Oxygene”, pela gravadora independente Disques Dreyfus, obtendo estrondoso sucesso na França. O disco só foi lançado mundialmente um ano mais tarde, pela Polydor/Phonogram, também com êxito, com 12 milhões de cópias vendidas. E ainda fez com que, em 1977, Jarre fosse aclamado pela revista norte-americana “People” como uma das personalidades do ano. Jarre permaneceu na Disques Dreyfus por mais de 25 anos, também atuando como produtor, ajudando vários artistas e grupos musicais a conquistarem espaço na mídia francesa, como Gerard Lenorman, Triangle e Patrick Juvet. Um ano depois, Jarre lançou “Equinoxe”, novamente com grande sucesso, e, em 1979, apresentou-se na Place de la Concorde, em Paris, para um público de mais de um milhão de pessoas, show esse que serviria de base para suas atuações futuras a nível mundial. Em 1983, a convite de um grupo de pintores e escultores franceses que organizavam uma exposição a respeito de supermercados, Jean Michael Jarre gravou o álbum “Music for supermarkets”, do qual foi prensada apenas uma cópia, vendida em leilão por 69.000 francos. Porém, algumas partes de seu conteúdo foram aproveitadas em futuros trabalhos do músico, tais como “Rendez vous”(dedicado aos astronautas que morreram na explosão, em órbita, da espaçonave norte-americana Challenger, em 1986) e “Zoolook”. Sua discografia inclui vinte álbuns de estúdio, e seis ao vivo, sem contar as coletâneas e remixes. Lançou ainda inúmeros compactos, dez fitas VHS e seis DVDs. Seu mais recente trabalho é “Electronica 2: The heart of noise”, contando com a participação de Edward Snowden, analista de sistemas notório por revelar detalhes dos programas de vigilância do governo norte-americano, causando muita polêmica.

O álbum que o Baú de Long Playing nos traz hoje é uma compilação, editada em 1991, reunindo alguns dos melhores momentos da longa e vitoriosa carreira de Jean Michel Jarre na Disques Dreyfus, cujo acervo hoje pertence à empresa alemã BMG Rights Management. Em dezessete faixas, tais como “Oxygene” 2 e 4, “London kid”, “Globetrotter”, “Equinoxe” 4 e 5”, e “Rendez-vous” 2 e 4”, é traçado um retrospecto expressivo do trabalho experimental e criativo do tecladista, que o tornou um dos músicos de vanguarda mais respeitados em todo o mundo. E Jean Michael Jarre continua em atividade, tanto em shows quanto em disco, sempre realizando novas experimentações e recebendo o merecido aplauso do público.

Texto: SAMUEL MACHADO FILHO.

Jean Michel Jarre – Images – The Best Of Jean Michel Jarre

Álbum: Images (The Best Of Jean Michel Jarre)
Ano/Gravadora: (1991) Polydor – 511 306-1, Disques Dreyfus – 511 306-1
Artista(s): Jean Michel Jarre
Compositor: Jean Michel Jarre
Acervo: Barbosa
Formato: Vinyl – 320 kbps

Fonogramas Lado 1
A01. Oxygene 4
A02. Equinoxe 5
A03. Magnetic Fields 2
A04. Oxygene 2
A05. Computer Week-End
A06. Equinoxe 4
A07. Band In The Rain
A08. Rendez-Vous 2

Fonogramas Lado B
B01. London Kid
B02. Ethnicolor 1
B03. Orient Express
B04. Calypso 1
B05. Calypso 3 (fin de siècle)
B06. Rendez-Vous 4
B07. Moon Machine
B08. Eldorado
B09. Globe Trotter

The Best Of Jean Michel Jarre:  Mega ….. ou ….. Zip ….. ou ….. File

Deixe uma resposta