LP Great Best Sellers – Continental Orchestra

LP

Resenha do LP

Mais uma postagem do Baú de LP para os amantes do “easy listening”, ou seja, a música instrumental e orquestrada. Desta vez, trazemos um álbum com a orquestra de estúdio da gravadora Continental, editado em fins de 1963 (época em que a empresa tinha na direção artística o cantor e compositor sertanejo Diogo Mulero, o Palmeira), com o título de “Great best-sellers”.

Este disco é de uma fase em que álbuns de música orquestrada estavam em alta no mercado fonográfico, tanto no Brasil quanto no mundo. Maestros de prestígio internacional, como Ray Conniff (que sempre teve grande público no Brasil, país em que se apresentou várias vezes), Franck Pourcel, Paul Mauriat, Billy Vaughn e Mantovanni vendiam feito água. Tinha ainda a Orquestra 101 Cordas, lembram-se? No Brasil, quem dava as cartas no gênero eram Sylvio Mazzucca, Renato de Oliveira, Nilo Sérgio (que inclusive idealizou, em sua Musidisc, a orquestra Românticos de Cuba), Luiz Arruda Paes, Severino Araújo etc.

Entretanto, este “Great best-sellers” é uma incógnita. Não há indicação alguma de quem regeu a orquestra, nem dos músicos que participaram. O que, de certa forma, reflete a própria época de produção, quando não era comum os álbuns apresentarem fichas técnicas. Na capa, temos uma visão noturna do famoso Grauman’ s Chinese Theatre, situado no Hollywood Boulevard, em Los Angeles, EUA, que tem na fachada a célebre calçada da fama, onde celebridades costumam deixar as marcas de suas mãos e pés. Apesar da falta de informações, porém, o disco é muito bem produzido, com apuro técnico, repertório bem escolhido e orquestrações cuidadíssimas.

O programa apresenta sucessos dessa época, tanto nacionais quanto internacionais. O Brasil vem com a obra-prima “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, até hoje uma das músicas tupiniquins mais executadas em todo o mundo, e dois boleros de sucesso certeiro: “Tudo de mim”, de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, e “Sonhar contigo”, de Adilson Ramos e Armelindo Leandro, ambos responsáveis pela projeção nacional de seus intérpretes originais, respectivamente Altemar Dutra e o próprio Adilson. Na parte internacional, temos, já na faixa de abertura, um hit de origem nipônica, “Sukiyaki”, cujo título original era “Ue o muite aruko”, mas foi mudado quando de seu lançamento no mercado ocidental. Tem ainda “Chariot”, hit de Petula Clark assinado pelos já citados Paul Mauriat e Franck Pourcel sob pseudônimo, e que ganhou até versão em inglês, com o título de “I will follow him”, “Blame it on the bossa nova” (conhecido entre nós por “Ensinado a bossa nova”), “El relicário”, a colombiana “La pollera colora”, “Ti guarderó nel cuore”, música-tema do documentário italiano “Mondo cane (Mundo cão)”, que chocou o mundo inteiro ao mostrar cenas bizarras e perturbadoras, “Al di la” (do filme “Candelabro italiano”, êxito mundial de bilheteria), o tema principal do filme “O amante da morte”, também conhecido no Brasil como “O amante da guerra”, assinado por Richard Addinsell e, no encerramento, “Romance”, tema de domínio público. Enfim, um resgate que vale muito a pena, dada a excelência da produção e do repertório. E ainda viria um segundo volume de “Great best sellers”, certamente pela ótima recepção do público a este primeiro, que o Baú de Long Playing hoje nos oferece.

Texto: SAMUEL MACHADO FILHO

LP Great Best Sellers – Continental Orchestra (1964)

Álbum: LP Great Best Sellers
Ano/Gravadora: (1964) CONTINENTAL PPL-12.101
Artista(s) do Álbum: Continental Orchestra
Acervo: Eliane
Formato: LP – 320 kbps

Fonogramas Face A
A01. Sukiyaki – (Ei Rohusuke – Nakamura Hachidai)
A02. Chariot – (Stole – Del Roma – Hatch)
A03. Garota de Ipanema – (Antônio Carlos Jobim – Vinicius de Moraes(
A04. Blame It On The Bossa Nova (Ensinando Bossa Nova) – (B. Mann – C. Weill)
A05. El Relicario – (Padilla)
A06. La Pollera Colora – (W. Choperana – Juan Madera)

Fonogramas Face B
B01. Ti Guarderó Nel Cuore – (N. Oliviero – R. Ortolono – M. Ciorciolini)
B02. Al Di La – (Mogol – Donida)
B03. Tudo de Mim – (Evaldo Gouveia – Jair Amorim)
B04. Sonhar Contigo – (Adilson Ramos – Armelindo Leandro)
B05. Love Theme From ‘The War Lover – (Amor e Guerra) – R. Addinsel)
B06. Romance – (D. R.)

LP Great Best Sellers – Mega

LP Great Best Sellers – Zip

LP Great Best Sellers – File

1 Comentário

  • Nelson José Ferreira disse:

    Muito bom esse exemplar!
    Adorei a linda orquestração.
    Ainda mais sendo de nosso país dos anos 60!
    Obrigado pelas sempre excelentes postagens, maravilhosas como essa!
    Abraços/Nelson José Ferreira

Deixe uma resposta