Los Enamorados Del Caribe – LP RCA (1978)

RCA - Los Enamorados Del Cariibe

Resenha Los Enamorados Del Caribe

Vocês já viram que, na esteira do sucesso da orquestra Românticos de Cuba, da Musidisc, a RCA Victor criou os Namorados do Caribe, com proposta parecida, ou seja, sucessos passados e presentes em ritmos como o bolero, a rumba e o chá-chá-chá. Para tanto, a marca do cachorrinho Nipper juntou antigos músicos da orquestra do maestro Aristides Zaccarias (que se revezava com Carioca na regência) e uma seção de cordas. A coisa deu certo, pois, entre 1962 e 1971, foram lançados quinze álbuns, todos pela RCA, alguns deles reeditados com outros títulos, e o nome da orquestra mudado para Milionários del Rio.

Pois bem: hoje temos, aqui no Baú de Long Playing, o álbum “Los Enamorados del Caribe”, da mesma RCA, selo Pure Gold, editado em 1978. Na capa e na contracapa, a foto de um casal de namorados beijando-se na boca, e coisa e tal. Pois esse disco é uma coletânea de gravações extraídas dos quinze álbuns dos Namorados do Caribe perfazendo um total de 16 faixas. São verdadeiros clássicos do repertório popular latino-americano, assinados por compositores do quilate de Gabriel Ruíz, Consuelo Velasquez, Gonzalo Curiel, Oswaldo Farrés, Lorenzo Barcelata, Maria Tereza Márquez etc. Se não, vejamos: do primeiro LP da orquestra, “Caribe à noite – Rumbas e boleros”, de 1962, foram pinçadas as faixas “Lamento borincano”, “Angustia”, “Aquellos ojos verdes” e “Vereda tropical”. Do LP de 1963, sem título, entraram cinco faixas: “Besame mucho”, “Sin ti”, Acercate más”, “Angelitos negros” e “Desesperadamente”. Do álbum “Namorados do caribe no Paraguai”, de 1965, entrou “Que será de ti”. “Sabor a mi”, “La barca” e “Maria Elena” são do disco “The latin sound of Brazil”, de 1966, já oferecido a vocês pelo Baú de Long Playing. “Esta tarde vi llover” é do álbum “O amor é azul”, de 1968. “Contigo aprendi” foi extraída do álbum “Zazueira”, de 1969. Por fim, do derradeiro álbum dos Namorados do Caribe, muito apropriadamente denominado “Para nunca dizer adeus” (1971), foi extraída a gravação de “Esta tarde vi llover”. Uma coletânea, sim, mas repleta de momentos sublimes. São músicas da mais alta qualidade, cujo sucesso atravessou os anos, e a gente quer sempre ouvir mais de uma vez. E agora? Dá-me o prazer desta contradança?

Texto:SAMUEL MACHADO FILHO.

Los Enamorados Del Caribe – RCA

Álbum: Los Enamorados Del Caribe
Ano/Gravadora: (1978) RCA PURE GOLD 107.0295
Intérprete(s): Los Enamorados del Caribe
Acervo: Sepin
Formato: Vinil – 320 kbps

Fonogramas Lado A
A01. Lamento Borincano – (Rafael Hernandez)
A02. Angustia – (Orlando Brito)
A03. Besame Mucho – (Consuelo Velasquez)
A04. Aquellos Ojos Verdes – (Nilo Menendez – Adolfo Utrera)
A05. Solamente Una Vez – (Agustín Lara)
A06. Esta Tarde Vi Lllover – (Armando Manzanero)
A07. Vereda Tropical – (Curiel)
A08. Sin Ti – (Pepe Guizar)

Fonogramas Lado B
B01. Sabor a Mi – (Alvaro Carrillo)
B02. Acercate Más – (Oswaldo Farrés)
B03. Angelitos Negros – (Manoel Alvarez Maciste – Andres Eloy Blanco)
B04. La Barca – (Roberto Cantoral)
B05. Contigo Aprendi – (Armando Manzanero)
B06. Maria Elena – (Lorenzo Barcelata)
B07. Que Será de Ti – (María Teresa Márquez – Demetrio Ortiz)
B08. Desesperadamente – (Gabriel Ruiz)

RCA – Mega

Pure – Zip

Gold – File

 

1 Comentário

  • Muito boas essas lindas orquestras que vem postando!
    Parabéns…

    Aproveito por aqui para lhe fazer um pedido de post,
    se possível, sobre o cantor “Santo Morales”

    Após consulta pela WEB, notei que o nosso grande “Santo Morales”, possui grandes lançamentos, além dos que já conhecemos; e tomando da liberdade de vossa especial atenção, vou os relacionar abaixo, porque quem sabe alguma alma generosa os tenham, e pode nos agraciar com esse super presente, não é verdade?!

    Santo Morales – Latino Con Amor (1981)

    Santo Morales – É Tempo de Romance

    Santo Morales – Con Amor

    Santo Morales – Recuerdos

    Desde já ficarei grato pela especial atenção!
    Abraços/Nelson

Deixe uma resposta