LP Melodias Dos Filmes Célebres – Ivan Casanova e Seus Conjuntos

Melodias Dos Filmes Célebres

LP Melodias Dos Filmes Célebres (Melodias Célebres do Cinema) Intérpretadas por Ivan e Seus Conjuntos

Resenha do Vinil Melodias Dos Filmes Célebres – Ivan Casanova e Seus Conjuntos

O Baú de Long Playing oferece hoje mais um álbum com grandes sucessos musicais do cinema, lançado com o selo Imperial, da Odeon, por volta de 1962 (a versão em estéreo saiu em 1964). Na capa, consta o título “Melodias célebres do cinema” e, na contracapa e no selo, o disco se chama “Melodias dos filmes célebres”.

O Ivan Casanova responsável por este álbum é, na verdade, o pianista e organista Walter Wanderley, conforme descobriu o nosso confrade Hedson La Playa, responsável pelo blog La Playa Music, onde também foi postado. Era costume gravar com pseudônimos nessa época, sendo que ele ainda usou o de Mike Falcão. Walter era pernambucano do Recife, e veio ao mundo no dia 12 de maio de 1932. Na metade da década de 1950, transferiu-se para São Paulo e iniciou-se profissionalmente como pianista em bares e casas noturnas, aliás caminho natural de muitos artistas. Criou seu próprio conjunto em 1960, com ele acompanhando grandes astros da MPB na época, como João Gilberto, Dóris Monteiro etc. Foi casado com a cantora Isaurinha Garcia, a “personalíssima”, também a acompanhando em discos, porém ambos tiveram relacionamento extremamente conturbado. Foi um dos músicos mais requisitados na época da bossa nova, e seu talento foi reconhecido internacionalmente. Influenciado pelo cantor Tony Bennett, Walter Wanderley mudou-se para os EUA em 1966, lançando com sucesso a sua gravação de “Samba de verão”, dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle. O single (compacto simples) foi ao topo das paradas norte-americanas, e vendeu mais de um milhão de cópias. Seu sucesso continuou ao dividir com a cantora Astrud Gilberto (ex-esposa de João Gilberto) os álbuns “A certain smile” e “A certain sadness”, ambos de 1967, o que tornou seu nome um dos mais respeitados no meio jazzístico mundial. Nesse tempo, realizou trabalhos com dois outros músicos brasileiros também residentes nos EUA, Heraldo do Monte e Eumir Deodato.

Walter Wanderley faleceu em San Francisco, Califórnia, no dia 4 de setembro de 1986, vítima de câncer. Este disco que o Baú de Long Playing oferece hoje é um dos dois álbuns que ele fez com o pseudônimo de Ivan Casanova. Aqui, estão reunidas músicas de produções cinematográficas hollywoodianas de sucesso, numa seleção primorosa. Para começar, “Singing in the rain”, do filme “Cantando na chuva”, de 1952. “Blue skies”, de Irving Berlin, é da película de mesmo nome (1946), exibida no Brasil como “Romance inacabado”. Depois vem “An affair to remember”, do filme homônimo de 1957, aqui exibido como “Tarde demais para esquecer”. De “O tufão (Ebb tide)”, de 1937, é o tema de mesmo nome, assinado por Robert Maxwell. A famosa “Unchained melody” apareceu pela primeira vez em 1955, num filme de prisão chamado “Unchained” (no Brasil, “Fuga desesperada”), produzido pela Warner. Atualmente, é mais conhecida por também ter aparecido em “Ghost – Do outro lado da vida”, sucesso de bilheteria em 1990. “Around the world” é do filme “A volta ao mundo em oitenta dias”, superprodução de 1956. “Be my love” é do filme “Quando eu te amei (The toast of New Orleans)”, de 1950, sendo nele interpretada pelo tenor Mario Lanza. “Stella by starlight”, standard do repertório norte-americano, é do filme “The uninvited”, de 1944, conhecido no Brasil como “O solar das almas perdidas”. Em seguida, a celebérrima “Over the rainbow”, que imortalizou em “O mágico de Oz”, de 1939. “(Love is) The tender trap”, premiada com o Oscar de canção, é do filme “Armadilha amorosa”, de 1955. “High society” é do filme homônimo de 1956, exibido entre nós como “Alta sociedade”. Por último, temos “Whatever will be, will be”, outra canção oscarizada, mais conhecida por “Que sera, sera”, do filme hithcockiano “O homem que sabia demais”, também de 1956. Tudo isso, aliado à belíssima capa, recomenda o álbum para os apreciadores de boa música. Conforme diz a contracapa, o disco “é, sem dúvida, o que melhor já se produziu no Brasil no gênero de gravação de músicas de filmes”. Agora… luz, câmera, ação… e música!

Texto: SAMUEL MACHADO FILHO

Álbum: Melodias Dos Filmes Célebres
Ano/Gravadora: (ND) Imperial IMP 2-30.041 (Mono)
Ano/Gravadora: (ND) Imperial IMP 1.30.041 (Estereofônico)
Artista(s) do Álbum: Ivan Casanova e Seus Conjuntos
Acervo: Jaborandio
Formato: Vinil – 320 kbps

Fonogramas Lado 1
A01. Singing In The Rain – (Nacio – Herb Brown – Arthur Freed)
A02. Blue Skies – (Irving Berlin)
A03. Na Affair To Remember – (Harold Ademson – Leo MacCarey – Tanis Chandler – Harry Warren)
A04. Ebb Tide – (Robert Maxwell)
A05. Unchained Melody – (Hy Zaret – Alex North)
A06. Around The World – (Harold Adamson – Victor Young)

Fonogramas Lado 2
B01. Be My Love – (Nicolas Brodsky – S. Cahn)
B02. Stella By Starlight – (Young – Washington)
B03. Over The Rainbow – (H. Arlen – E. J. Harburg)
B04. Love Is A Tender Trap – (Sammy Cahn – J. Van Heusen)
B05. Hight Society – (Cole Porter)
B06. Whatever Will Be, Will Be – (Jay Livingston – Ray Evans)

Melodias Dos Filmes Célebres : Mega

Melodias Dos Filmes Célebres : Zip

Melodias Dos Filmes Célebres : File

Deixe uma resposta