Orquestra Românticos de Cuba – Sucessos de Roberto Carlos 1979

Românticos de Cuba

Resenha do LP Sucessos de Roberto Carlos – Românticos de Cuba

Hoje, o Baú de Long Playing nos traz o canto do cisne dos Românticos de Cuba. Ou seja, o derradeiro álbum lançado pela brasileiríssima orquestra de estúdio da Musidisc , após uma longa e bem sucedida carreira fonográfica, iniciada em 1959, com quase 35 títulos editados.

Como vocês já sabem, chegou a se pensar que os Românticos de Cuba tinham encerrado atividades por pressão do regime militar (afinal a orquestra tinha Cuba no nome). Na verdade, foi apenas e tão somente questão de desgaste, natural depois de vinte anos. O álbum que o BLP nos oferece, aliás, é de 1979, já na época da chamada “abertura lenta e gradual” promovida pelo então presidente da República, João Batista de Figueiredo, o último do ciclo militar iniciado em 1964.

Ora, em sendo um álbum de despedida, esta teria de ser com chave de ouro. Pois este derradeiro LP dos Românticos de Cuba é dedicado às músicas consagradas por aquele que, nessa ocasião, já era o “rei da MPB”: Roberto Carlos! Havia um tempo, inclusive, em que a própria gravadora dele, a CBS, lançava também LPs com versões orquestradas de seus hits, a cargo de uma certa Orquestra Brasileira de Espetáculos. Também o norte-americano Ray Conniff gravou inúmeras músicas do “rei” com sua orquestra e coral. E os Românticos de Cuba decidiram encerrar sua longa e vitoriosa carreira discográfica justamente com algumas “canções do Roberto”, dentro de sua linha de trabalho habitual, apresentando-as em ritmo latino, principalmente o bolero.

Para este disco, os Românticos de Cuba foram buscar sucessos então recentíssimos de Roberto Carlos, de uma época em que ele já cantava o amor para quem sofria do mesmo mal… Do tempo da Jovem Guarda, aparecem “Não quero ver você triste” e “Ternura”, esta última originalmente sucesso com Wanderléa, mas que Roberto havia regravado pouco antes, com a mesma letra brasileira de Rossini Pinto. No mais, desfilam verdadeiros clássicos do repertório do “rei”, ainda hoje lembrados. Logo na abertura, um pot-pourri com “Força estranha”, de Caetano Veloso, e “Café da manhã”, da profícua parceria Roberto & Erasmo Carlos. Tão profícua que assina a maior parte das músicas aqui ouvidas: “Cavalgada”, “Amada amante”, “O portão” (por sinal a música preferida da atleta-saltadora Maureen Maggi, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2008), “Os seus botões” (que muita gente chama de “Os botões da blusa”), “Eu disse adeus”, “A primeira vez”, “Detalhes” (que não poderia nem mesmo faltar, e é um dos carros-chefes de Roberto Carlos até hoje), “De tanto amor”, “Fé”, “Além do horizonte”… Há ainda músicas de outros autores que o “rei” consagrou. Caso de “Outra vez”, por certo o maior sucesso autoral de Isolda, que também comparece com “Elas por elas”, feita em parceria com o irmão, Mílton Carlos, prematuramente falecido em desastre automobilístico. A dupla Maurício Duboc-Carlos Colla vem com “Falando sério”. A última faixa foi, muito adequadamente, reservada para “O show já terminou” (que Roberto costumava interpretar nos shows mascarado de palhaço, tirando os cacoetes enquanto a cantava), e, em seguida, “Amigo”, ambas composições da dupla Roberto & Erasmo, uma verdadeira apoteose. “Amigo”, inclusive, foi cantada por um coro de crianças para o papa João Paulo II, durante uma visita que o pontífice fez ao México, no início de 79. Enfim, uma despedida digna dos Românticos de Cuba, com a qualidade técnica e artística que sempre caracterizou as produções da Musidisc, aliadas a hits que ficaram conhecidos na voz do “rei” Roberto Carlos. Tudo isso faz deste álbum um verdadeiro show de bola! Ouça e confirme…

Texto: SAMUEL MACHADO FILHO.

Orquestra Românticos de Cuba – Sucessos de Roberto Carlos

Álbun: Sucessos de Roberto Carlos
Ano/Gravadora: (1979) Musidisc/SOMA 607.7073
Artista(s): Orquestra Românticos de Cuba
Acervo: Jaborandio
Formato: Vinil – 320 kbps

Fonogramas Lado 1
A01. Força Estranha – Café da Manhã – (Caetano Veloso) (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
A02. Cavalgada – Outra Vez – (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) (Isolda)
A03. Primeira Vez – Não Quero Ver Você Triste – (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
A04. Falando Sério – Ternura (Somehow It Got To Be Tomorrow) (Today) – (Maurício Duboc / Carlos Colla) (Estelle Levitt / Kenny Karen / Vrs. Rossini Pinto)
A05. Amada Amante – Elas Por Elas – (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) (Isolda / Milton Carlos)

Fonogramas Lado 2
B01. Proposta – Eu Disse Adeus – (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
B02. Detalhes – Além do Horizonte – (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
B03. Os Seus Botões – O Portão – (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
B04. De Tanto Amor – Fé – (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
B05. O Show Já Terminou – Amigo – (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)

Musidisc : Mega

Musidisc : Zip

Musidisc : File 

Deixe uma resposta