São João Alegre – Bandinha do Coroné Fuleiro (1985)

Sao Joao Alegre

Resenha do LP

São João Alegre – Bandinha do Coroné Fuleiro.

Ainda em clima de festas juninas, tradição que vem sendo revivida principalmente no Nordeste do Brasil, o Baú de Long Playing nos apresenta mais um álbum do gênero. Desta vez o título é “São João Alegre”, com uma certa Bandinha do Coroné Fuleiro, editado em 1985 por uma coligada da Som Livre que durou pouco tempo, a Opus Vídeo e Fonográfica, cujos produtos eram fabricados e distribuídos pela CBS, daí o selo Opus/Columbia.

Agora: quem seria o Coroné Fuleiro? Esse é o tipo do mistério que intriga todo e qualquer pesquisador. A única informação constante na contracapa é a de que o disco foi elaborado pela Rama Produções e Edições Musicais, do Rio de Janeiro, possivelmente já extinta. Há uma outra Rama Produções que tem blog aqui na web, mas possivelmente não é a mesma que produziu o título que o Baú de Long Playing apresenta hoje. Embora a arte da capa não seja lá muito convidativa, o fato é que o som é de qualidade, excelente por sinal. Abrindo o disco, a indefectível quadrilha marcada. No mais, são clássicos juninos, um atrás do outro, bastante conhecidos e assinados por compositores de prestígio, como Lamartine Babo, e a parceria João “Braguinha” de Barro-Alberto Ribeiro. Um deles, “O sanfoneiro só tocava isso”, de Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros, estava novamente em evidência quando desta postagem, por ser tema de abertura da novela “Eta mundo bom”, da TV Globo. Tem muita coisa que por cento você já cantou quando criança na festa junina da sua escola: “Pedro, Antônio e João” (“Com a filha de João/ Antônio ia se casar”…), “Capelinha de melão’ (“E de São João/ É de cravo, é de rosa/ É de manjericão”…), “Noites de junho”, “Pula a fogueira”, “Isto é lá Santo Antônio”, “Cai, cai balão” (“Você não deve de subir”…), esta de Assis Valente, e considerada a canção que inaugurou o gênero junino em nossa música popular, e “Olha pro céu”, do eterno Luiz Gonzaga, uma das muitas músicas que ele lançou para esses festejos. Tudo isso, aliado ás então inéditas “Arraiá do lá-vem-um”, “Festa no arraiá´” e a faixa-título, “São João Alegre”, completam o disco, e, para quem quiser fazer uma festinha no salão mais próximo, ou mesmo em casa, a animação está garantida. Solta o som, Coroné Fuleiro!

Texto: SAMUEL MACHADO FILHO.

São João Alegre – Bandinha do Coroné Fuleiro (1985)

Álbum: São João Alegre
Ano/Gravadora: (1985) Columbia Opus 414.002
Artista(s): Bandinha do Coroné Fuleiro
Acervo: Azul
Formato: Vinil – 320 kbps

Selo Lado A
A01. Arraiá Do Lá Vem Um – (Agostin do Fole – P. Tuba) – Quadrilha Marcada Pelo Coroné Fuleiro)
A02. São João Alegre – Festa no Arraiá – O Sanfoneiro Só Tocava Isso – (Agostin do Fole – P. Tuba) (Agostin do Fole – P. Tuba) (Haroldo Lobo – Geraldo Medeiros)

Selo Lado B
B01. Chegou a Hora Da Fogueira- Antonio, Pedro e João – Capelinha de Melão – (Lamartine Babo) (Benedito Lacerda) (João de Barro – Alberto Ribeiro)
B02. Pula a fogueira – Isto É Lá Com Santo Antonio – Cai, Cai Balão – (Getúlio Marinho – João Bastos Monteiro Filho) (Lamartine Babo) (Assis Valente)
B03. Noites de Junho – Arraial de Santo Antonio – Olha Pro Céu – (João de Barro – Alberto Ribeiro) (F. de Freitas – J. Dantas) (Luiz Gonzaga – José Fernandes)

São João Alegre: Mega ….. ou ….. Zip ….. ou ….. File

Deixe uma resposta