Waldemiro Lemke Orchestra (1973)

Waldemiro Lemke Orchestra

Resenha do LP

Waldemiro Lemke: um dos maiores maestros e arranjadores que o Brasil já teve bate ponto hoje no Baú de Long Playing.

Ele nasceu em Joinville, Santa Catarina, em 1924, numa família de músicos. Ainda garoto, aprendeu a tocar violino. Residiu ainda em Blumenau, onde conheceu sua esposa, Ingeborg, e depois em Santos, litoral paulista, onde tocou em um cassino da Ilha Porchat.

Ao mudar-se para São Paulo, Waldemiro passou a ser contrabaixista de um grupo de jazz. Trabalhou nas TVs Excelsior, Paulista (mais tarde Globo), e Cultura (que naquele tempo era privada), e foi jurado em um programa da Rádio Nacional (mais tarde também Globo), apresentado por nada mais nada menos que Hebe Camargo, e foi aí que iniciou sua carreira de maestro. Tinha o costume de se dar tapinhas na perna, o que dava a impressão de que ele estava sempre nervoso. Mas não: Waldemiro tinha sempre uma música na cabeça…

Nos anos 1960/70, ele teve a Waldemiro Lemke Coral e Cordas, uma orquestra de bailes com mais de trinta integrantes, que se apresentava em cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Até dizia, brincando, que era o maestro campeão das formaturas. Entretanto, com o passar do tempo, tais festividades foram tomadas por aparelhagens eletrônicas, o que levou à dissolução da orquestra.

Waldemiro Lemke tem uma extensa folha de bons serviços prestados como maestro e arranjador, sobretudo na extinta gravadora Copacabana. Entre os artistas com quem trabalhou em disco, estão nomes como Dick Farney, Wilma Bentivegna, Paulo Sérgio, Benito Di Paula, Jair Rodrigues e as duplas Chitãozinho e Xororó, e Zezé di Camargo e Luciano.

Waldemiro faleceu no dia 6 de maio de 2010, aos 85 anos, de insuficiência respiratória. Em seu último dia de vida, já com sequelas de um AVC (acidente vascular cerebral), segurou a mão de seu filho Taza e fez que tocava piano nela.

Além de fazer arranjos para artistas como os aqui mencionados, Waldemiro Lemke deixou uma discografia de onze álbuns como regente de orquestra. É exatamente o último deles, editado em 1973 pela Beverly (gravadora que mais tarde absorveu a Copacabana), o oferecido hoje pelo Baú de Long Playing. Seguindo a mesma linha adotada por colegas do estrangeiro (Ray Conniff, Paul Mauriat, Franck Pourcel, etc.), o disco apresenta uma seleção de sucessos da ocasião em cuidadíssimas orquestrações, tais como “Skyline pidgeon”, de Elton John, “My love”, de Paul McCartney, “Ring ring” (ou “Férias na praia”, como foi gravada em português pela cantora Suely), “Não tenho culpa de não gostar de você”, de Gilberto Reis, e “O homem de Nazareth” (maior sucesso autoral de Cláudio Fontana, originalmente interpretado por Antônio Marcos), além das inéditas “Núpcias vermelhas”, “No silêncio do teu corpo” e “Vendaval”. Este é, portanto, mais um trabalho para ser ouvido e “dançado” com prazer, mostrando porque Waldemiro Lemke se autonomeava, e não sem motivo, o campeão das formaturas. Que comece a festa…

Texto: SAMUEL MACHADO FILHO

Waldemiro Lemke Orchestra

Álbum: Waldemiro Lemke Orchestra
Ano/Gravadora: (1973) Beverly BLP 9062
Artita(s) Participantes: Waldemiro Lemke Orchestra
Artista(s) do Álbum: Waldemiro Lemke
Acervo: Rota 80
Formato: Vinil – 320 kbps

Fonogramas Face A
A01. Ring Ring – (Benny Andersson / Björn Ulvaeus / Stig Anderson / Neil Sedaka / Phil Cody)
A02. Skyline Pigeon – (Elton John / Bernie Taupin)
A03. Les Papillons – (André Popp / Pierre Cour)
A04. No Silêncio do Teu Corpo – (Dick Danello / Michel Butnariu)
A05. Núpcias Vermelhas – (Dick Danello)
A06. Não Tenho Culpa de Não Gostar de Você – (Osvaldo Bettio / Mauro Sérgio / Waldemiro Lemke)

Fonogramas Face B
B01. O Homem de Nazareth – (Cláudio Fontana)
B02. Entre Le Ciel Et La Mer – (André Popp / Pierre Cour)
B03. My Love – (Paul McCartney)
B04. Bang-bang – (Gilbert Pancini)
B05. ”A” Comme Amour – (Pierre Cour)
B06. Vendaval – (Gilbert Pancini)

Orquestra – Zip

Orquestra – Mega

Orquestra – File

2 Comentários

  • Gilbert Pancini disse:

    Ola,meu Nome e Gilberto Pancini compositor de Vendaval e Bang Bang.Atualmente estou vivendo em Toronto.
    Devo dizer que fiquei muito feliz em encontrar esse site maravilhoso Baú de long playing.
    Tenho 6 composições no LP Trilha Sonora Internacional da novela Quero Viver as quais tive a felicidade de também serem orquestradas pelo grande maestro Waldemiro Lenke.

    • admin disse:

      Gilberto

      Bom dia

      Fiquei feliz com sua visita e saber que tem duas belas músicas composta por você neste LP e magistralmente (como sempre) executada pelo maestro Waldemiro Lemke. Partabéns. Estou a procura do LP da novela Quero Viver – exibida pela TV Record entre 13 de novembro de 1972 e 10 de março de 1973 – Transworld – Gilbert Pancini / Bill clark – The love’s end – Gilbert pancini / Bill Clark – Suspense – Finishing – Gilbert Pancini / Bill clark. E tem outra : Triste Despedida (Gilberto Pancini / Marcelo Costa) – 1985 – MARCELO COSTA – LP Marcelo Costa, tenho os áudios deste Lp. vou ver se encontro as Capas e os Selos para postar.

      Carlão
      Saúde, Paz e Bem

Deixe uma resposta